​​​​

Educação: Programa estadual de busca ativa escolar é apresentado no TCE

Durante a manhã desta segunda-feira, 16, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) recebeu a equipe de trabalho da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) responsável pelo funcionamento da estratégia Busca Ativa Escolar. A reunião contou com a participação de integrantes da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviço (Dceos) e do procurador-geral João Augusto Bandeira de Mello, do Ministério Público de Contas (MPC).

O encontro teve o objetivo de apresentar a plataforma e o funcionamento da Busca Ativa ao Tribunal de Contas, reafirmando a parceria que teve início em 2019. O programa trabalha com uma plataforma de dados dos 75 municípios sergipanos, o que possibilita o acompanhamento de estudantes que romperam o vínculo com a escola, além de realizar o cadastro de professores e gestores.
8d85e734-eee3-45d8-8f84-b9434c9e2b08.JPG
De acordo com Rute Lisboa, coordenadora estadual da Busca Ativa Escolar, detalhar a plataforma aos servidores do TCE funciona como um complemento à estratégia, pois seus dados possibilitam um funcionamento intersetorial. Além do TCE, o programa mantém parceria com Ministério Público de Sergipe, conselhos tutelares, assistência social, dentre outros.

"Todos os municípios do estado colaboram com a Seduc na Busca Ativa, então temos à disposição dados muito importantes para a evolução da educação no estado. Acredito que as parcerias que estabelecemos colaboram para que os dados disponibilizados sejam convertidos em políticas públicas. O TCE acompanha muito de perto as questões da educação, tivemos um exemplo muito forte disso na pandemia”, explicou.

IMG_8393.JPG
Para o coordenador de auditoria operacional do TCE, Fernando Marcelino, “por meio da apresentação desta manhã, iniciamos estudos para uma colaboração efetiva dentro do processo de busca ativa. O Tribunal tem acesso às informações dos jurisdicionados, por meio de auditorias e levantamentos, podendo contribuir para melhoria de desempenho das políticas públicas em educação”.​

Fotos: Marcela Garcia
Texto: Yasmin Barreto

​​